domingo, 1 de maio de 2016

[RESENHA] A Lista Negra - Jennifer Brown + Clube do Livro


E aí, galera! Nesse post, falo do livro A Lista Negra e o clube do livro o qual faço parte, com comentários das ilustres participantes do clube!
Antes da resenha vamos falar desse Clube de leitura... Bom, eu que surgi com a ideia, felizmente, elas aderiram! Elas, minhas primas, Karol e Bia, Clube do Livro KGB, já deu pra notar o porque, né?! Por ser um grupo de família não podemos adicionar ninguém a ele, mas teremos um post mensal sobre a leitura do mês e também o próximo livro a ser lido! Então #ficadica  

A Lista Negra:
Onde Comprar: AMAZON | SARAIVA 

Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.



O que eu achei:
No início da história, eu não acreditava na personagem principal, achava que ela era tão culpada quanto o autor do atentado. Mas, com o desenrolar do enredo minha visão mudou sobre a mesma, mas ainda não consegui me apegar... Bullying e suas consequências, de fato, é uma temática muito interessante e muito importante de ser abordada, principalmente nos Estados Unidos onde ocorreram muitos ataques a escolas, assim como foi narrado no livro. Na minha opinião, acerca da temática ela poderia ter sido trabalhada de maneira mais abrangente, a escrita foi um pouco incomoda, mas fluí muito bem. Como gosto de dizer, cada leitor tem sua experiência com um livro, sempre haverá divergências das opiniões. Eu não gostei tanto do livro, mas você pode gostar muito dele, toda leitura é válida!

Nota:

O que Karol achou:
O que falar sobre esse livro que mal conheço e já considero pakas? Huuuuum
 Geeeente, falando sério agora... que obra M-A- R-A- V-I- L-H-O-S-A. Sabe aquele livro que você começa a ler e não consegue mais parar, então, A Lista Negra de Jennifer Brown com certeza é um desses. Embora eu não tenha tido a emoção de lê-lo em livro físico (crying) – pois li em ebook – posso dizer que fui arrematada do mesmo jeito. Me senti completamente tomada pela trama e confesso que sofri junto com a Valerie, nossss ... E por mais que eu acredite sim que Val
tenha uma “certa” parcela de culpa perante os fatos, sempre a vi como vítima. Acho que
qualquer pessoa em momento de raiva se torna incapaz de responder sobre seus atos.
Sem falar na culpa que ela carrega e toda as outras consequências. Esse livro, além de
favorecer ao leitor uma enorme reflexão sobre o temas abordados é como se ele abrisse
nossos olhos e nos permitisse enxergar que esse tipo de coisa pode acontecer
diariamente e as vezes até com pessoas próximas a nós. Enfim, o livro é maravilhoso,
recomendadíssimo e se fosse para destacar mais adjetivos sobre o mesmo Gustavo não
iria nem deixar eu fazer esse comentário (risos)(OBS: EU NÃO SOU UM TIRANO!!!!!!!!!!!!!!). Bjss e até a próxima! :*

Nota:

O que Bia achou:
Achei incrível a maneira como a Jennifer Brown nos prende com a trajetória da Valerie pós tragédia, pós Nick... O fato dela não esquecer em momento algum que antes de tudo, por mais que Nick  fosse um assassino, Val o amava! -Spoiler Alert- tem flashbacks fofos dos dois . O quão importante é tratar do bullying e erradicá-lo, principalmente nas escolas. Sabe aquela imagem que temos dos filmes americanos onde os jogadores de futebol maltratam os nerds ou as pessoas que eles julgam ser diferentes? Pois é, esse livro trata exatamente deste assunto... Me comovi bastante com a mãe da Val, achei o irmãozinho dela uma graça, AMEI o Dr. Hieler e obviamente a violeta Bea.
 A Val se descobriu uma Leoa após o acidente, fez coisas novas, amigos inusitados... resumindo, LIVRO TOPÍSSIMO! A leitura é super rápida, gostosa, fácil; então não tem desculpa para não ler kridos 

Nota:


NOSSA PRÓXIMA LEITURA:
Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven

Esperamos que vocês tenham gostado desse post, se vocês já leram A lista negra ou nossa próxima leitura, comente o que achou, até a próxima! Flw 

REDES SOCIAIS
GUSTAVO: TWITTER | INSTAGRAM | SKOOB
KAROL: TWITTER | INSTAGRAM
BIA: INSTAGRAM
e-mail: scorchbooks@gmail.com

2 comentários:

  1. Que post diferente! haha
    Tô tão acostumada com resenhas padronizadas, sabe? Essa foi bem mais espontânea e cheia de emojis, ou seja: adorei!
    A Lista Negra é um dos meus livros preferidos da vida, mas ele me marcou de um jeito tão forte que até hoje, muito tempo depois de tê-lo lido, ainda não consegui falar sobre ele no meu blog.

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! haha
      Vou esperar um post no seu blog, viu?
      Abraço.

      Excluir