sábado, 30 de julho de 2016

[RESENHA] O Amor Nos Tempos de #Likes


ADQUIRA EM: AMAZON | SARAIVA

O Amor Nos Tempos de #Likes no SKOOB
Editora: Galera Record | Páginas: 272 | Ano de lançamento: 2016

Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).

Essa leitura deveria ter acontecido a um pouco mais de um mês atrás, mas vamos fazer o que né?


"Próximo destino: Amor"
 Nesse conto conhecemos a Liz, uma das youtubers mais famosas do país, adorada pelos adolescentes mas, é claro que a vida dela não é perfeita por causa disso! Ela precisa fazer um vídeo para uma marca e precisa falar sobre o Amor. Mas como falar algo que ela não entende muito a respeito, como falar de algo que ela tem medo de sentir? Liz precisa fazer esse vídeo o mais rápido possível pois, havia esquecido completamente do prazo e estava bem próximo de encerrar... E para piorar a situação, ela está presa no aeroporto por conta de uma tempestade, até que William aparece na história, um total desconhecido e acabam tendo uma discussão e por aí vai o desenrolar a história.
 Com uma escrita simples que fluí super bem, os acontecimentos ocorrem de maneira muito rápida, você se prende tanto na espera de um desfecho e quando isso acontece, você fica com um gostinho de quero mais!! No conto, há algumas passagens muito legais sobre o amor, eu me identifiquei com os dois protagonistas, acho que carrego um pouco da personalidade de cada um.

"O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes eles são usados como disfarce. Pessoas que nos odeiam se fingem de amigas para aplicar o bote. E pessoas que nos amam fingem odiar por ter medo de amar. É muito mais fácil odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável."


"(Re)começos"
O enredo traz como protagonista Madu, uma estudante prestes a completar 18 anos, "recém saída" de um relacionamento destrutivo, "abandonada" por uma de suas melhores amigas de anos, assiste muito a videos  no youtube, em especial o canal de covers do Ed Müller... por conta de boas notas ganhou dos pais uma viagem para Búzios, é aí que ela tem a oportunidade de revitalizar-se, Madu adora fazer viagens/conhecer lugares novos, pessoas novas, e nessa viagem ela conhecerá quem menos espera. 
O segundo conto inspirado em Dom Casmurro [ou levemente inspirado, não sei, não li a obra (ainda)], é possível ver algumas características da obra de Machado de Assis que mesmo quem não leu conhece: Olhos de cigana, oblíquos e dissimulados (tem uma referência disso no conto haha)... Hum, de início eu jurava que a história apontaria para a "traição" mas, logo isso muda, o que foi bom já que o tema da coletânea é AMOR. Mais uma vez, escrita simples, fácil de lidar e fluída. A personagem principal tem uma personalidade bem forte e acho que seu relacionamento anterior foi sua maior fraqueza. Não me identifiquei tanto mas, vida que segue!

 "Pela primeira vez, Madu sentia que o amor não era apenas uma emoção, mas, sim, algo que a tomava completamente, sem deixar espaços para qualquer sentimento destrutivo. Amor era, finalmente, sinônimo de certeza."



"337 km"
Esse conto traz a história de Júlio e Ramon, um aspirante a escritor e o outro um estudante que trabalha em uma livraria num shopping (e também fã de carteirinha do que Júlio escreve). Eles se conhecem pela internet, não moram na mesma cidade (337 km de distância hein). Até que resolvem se conhecer no mundo real (podemos dizer que metade do conto é pela internet e a outra metade seria o encontro deles pessoalmente). Mais uma vez, tem uma leitura fácil e fluí bem, estão presentes algumas características herdadas de "Romeu e Julieta" e também contém vários elementos da cultura pop (harry potter e masterchef, por exemplo), o que contribuiu no humor da história, e como grande conflito temos: manter um relacionamento a distância.  

"Encontrou nos livros uma forma de fugir de tudo que o aflingia."
Em suma, os três contos meio que se encontram no mesmo universo, personagens do primeiro e segundo conto, são citados nos demais, o que foi legal, não foi nada forçado ficou bem orgânico.
Uma edição bem caprichada, diagramação ok, já que os autores são booktubers, eles sabem bem o que os leitores curtem (pois, antes de booktubers/autores eles são leitores.). Foi uma estréia boa, me deixou mais ansioso para o livro Boa Noite da Pam, que será lançado em breve! 


Espero que tenham gostado, flw!!!

Fotos Extras:
 
 

CLICA EM "SEGUIR" À SUA DIREITA E AJUDE O BLOG A CRESCER!
SIGA TAMBÉM SCORCHBOOKS NAS REDES SOCIAIS

 

E-MAIL PARA CONTATO: scorchbooks@gmail.com


4 comentários:

  1. Heyy, amei a capa desse livro, já quero!
    Os contos parecem ser bem cativantes, adicionando na lista ~infinita~ de livros para ler, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa né? haha Da pra ler tudo num dia se estiver com tempo... obrigado pelo comentário, beijos!

      Excluir
  2. Olá! estou louca pra ler esse livro, desde seu lançamento. A releitura de histórias clássicas me fazem querer ler ainda mais. boa resenha. bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir