quarta-feira, 6 de julho de 2016

[RESENHA] Os Dois Mundos de Astrid Jones

E ai, galera?! Nesse post, trago a resenha do livro da AS King, cujo nome está no título. Mais uma leitura do clube KGB.


OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES NO SKOOB
ADQUIRA O LIVRO: SARAIVA | FNAC
Sinopse: “O movimento é impossível.” É o que Astrid Jones, 17 anos, aprendeu na sua aula de filosofia. E, vivendo na pequena cidade em que mora, ela começa a acreditar que isso é mesmo verdade. São sempre as mesmas pessoas, as mesmas fofocas, a mesma visão de mundo limitada, como se estivessem todos presos em uma caverna, nunca enxergando nada além.
Nesse ambiente, ela não tem com quem desabafar suas angústias, e por isso deita-se em seu jardim, olha os aviões no céu, e expõe suas dúvidas mais secretas aos passageiros, já que eles nunca irão julgá-la. Em seu conflito solitário, ela se vê dividida entre dois mundos: um em que é livre para ser quem é de verdade e dar vazão ao que vai em seu íntimo, e outro em que precisa se enquadrar desconfortavelmente em convenções sociais. Em um retrato original de uma garota que luta para se libertar de definições ultrapassadas, este livro leva os leitores a questionarem tudo e oferece esperança para aqueles que nunca deixarão de buscar o significado do amor verdadeiro.

Opinião (Gustavo):
Quando peguei esse livro, o escolhi pela capa, não li sinopse nem nada, ou seja, uma leitura com expectativa zero! No início, sem a leitura da sinopse foi difícil me nortear mas, isso foi passageiro, a medida que a autora foi mostrando mais da Astrid nas aulas de filosofia, com uma família estranha e fria, e deitada no jardim na mesa de piquenique. Eles se mudaram da megalópole Nova Iorque para um cidade pequena chamada Unity Valley, daquelas que as notícias se espalham muito e com preconceito exacerbado! Eu pensei que fosse só mais um YA (young adult), sem temática exata e também, pensei que os dois mundos seria uma referência filosófica a o mundo real e o mundo metafísico de Platão, porque no livro também é citado o mito da caverna, achei que haveria uma conexão, não que eu esteja completamente errado, mas o foco não é esse... É um livro com temática GLS, o que foi uma surpresa, realmente não esperava. A protagonista se vê na dúvida sobre o que ela é. E ainda, com a participação de alguns passageiros em uma espécie de conto sobre a vida de cada um, é um incremento à história e nos mostra o poder do amor e o que ele faz nas pessoas.
É uma leitura fácil, fluída e muito rápida. E o melhor de tudo é um livro extremamente leve! Astrid Jones manda o seu amor aos passageiros, mas também aos leitores. Depois dessa leitura eu decidi fazer o mesmo, talvez seja um bom calmante e regulador do estresse. Se virasse filme... provavelmente seria o tipo de filme que passa na Sessão da Tarde. É uma leitura válida, abridora de mentes, o que todos nós precisamos atualmente! Então, LEIAM!


Opinião (Karol):
É incrível a capacidade que A.S. King tem com a escrita e como suas palavras fluem de uma maneira extremamente cativante. Confesso que no começo eu fui totalmente tomada pela curiosidade até porque não sabia ao certo do que se tratava o livro, porém essa foi a melhor parte: ser surpreendida. Os dois mundos de Astrid Jones é sem sombra de dúvidas um livro sobre amor. Sim. Amor por diferentes formas. Sendo este distribuído até mesmo para desconhecidos passageiros aéreos ~atitude linda~, o que me faz refletir na possibilidade de ainda existir pessoas assim: que se doam sem nada em troca; que partilha o amor que sente; que pratica a empatia e que enxergam o mundo com outras cores, o que vai além desses rótulos que tanto influenciam na sociedade atual. Fora que achei muito interessante a temática que a autora resolveu abordar, como: a descoberta da sexualidade na adolescência, problemas familiares, dúvidas, incertezas, preconceito, aceitação e a questão da “divisão de mundos”, que, acredito eu, seja bem frequente nos dias de hoje. Por fim, quero dizer que gostei muito desse livro, que a leitura é tranquila, divertida e que com certeza vai agradar muita gente.  Isso é tudo pessoal.
Beijosss e até a próxima!!!


Opinião (Beatriz):
Os dois mundos de Astrid Jones é um livro cheio de amor! A personagem fica boa parte do tempo deitada sobre a mesa de piquenique mandando seu amor aos passageiros dos aviões (me encantei com isso logo na introdução do livro), criando contos sobre cada um deles. A Astrid é uma adolescente comum, cheia de incertezas, timidez, que se mudou para uma cidade do interior e tenta se adaptar, além de viver num núcleo familiar bem bagunçado, o que só aumenta suas inseguranças (desenrolando assim uma temática GLS). Uma coisa que eu AMEI, foi a paixão da personagem pelas aulas de filosofia (o fato dela transformar Sócrates em seu amigo imaginário/TOPÍSSIMO <3). 
O livro é fácil de ler, super rápido e leve.
Sempre gosto de tirar alguma lição de cada livro que leio (bem fábula mesmo haha), e com relação a Astrid, aprendi um pouco mais sobre transbordar amor, por onde eu for... E sempre que eu vir um avião cortando o céu, estarei mandando todo meu amor para ele!

PRÓXIMA LEITURA: Um Caso Perdido da Colleen Hoover
Já leu esse livro? Comente o que achou dele, não leu mas ficou com vontade? Comenta também!
Para você que leu o post até o fim, nós enviamos todo o nosso amor! 
Beijão galera e flw!!!
Siga o blog pela sua conta google no box ao lado!

REDES SOCIAIS
    
e-mail: scorchbooks@gmail.com
(KAROL)
  
(BEATRIZ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário