quinta-feira, 2 de março de 2017

[RESENHA] Ossos do Clima | André Souto

Nesse post, trago a resenha do livro Ossos do Clima do autor André Souto, parceiro do blog.

Ossos do Clima

Título: Ossos do Clima
Autor: André Souto
Editora: Arwen
Nº de Páginas: 212
Ano de publicação: 2017
Nota: 
SKOOB | ADQUIRA AQUI | SOBRE A PARCERIA (aqui)



E ai, galera?! Já começo essa resenha me achando por ser uma das primeiras pessoas a resenhar esse livro, continua lendo, prometo que vale a pena!
Ossos do Clima é um romance policial, em que somos apresentados à Alice Gianne, professora universitária, filha adotiva de Caio Sodré, também professor universitário que exerce um papel essencial a respeito dos assuntos climáticos. E também conhecemos Amilton Vidal, ex-militar que agora participa de um grupo de mercenários. O verdadeiro início do enredo se dá quando ocorre um incêndio ocorre na universidade, onde Caio e outro funcionário estavam presentes, um incêndio criminoso, que acaba gerando uma vítima e um desaparecido que provavelmente também está morto. Cabe a Alice, encontrar pistas para encontrar e livrar sua cabeça da grande conspiração envolvida em torno da Cúpula Mundial do Clima, que está sendo sediada em Brasília e conta com figuras importantíssimas para o mundo. E ainda, várias mortes ocorrem ao redor do mundo, todos eles pesquisadores, em uma corrida contra o tempo para encontrar as pessoas que podem mudar a ordem mundial.

As palavras subentendem um sentido, [...] Mas por trás de cada uma move-se furtivamente a História, você tem que perceber, compreender o todo. Uma única letra pode fazer com que acreditem.     

O primeiro ponto que eu achei incrível e tenho que falar aqui, a temática é muito ousada e original, nunca que eu poderia pensar num enredo desses, com uma narrativa de um tema atual e que realmente existe fora da ficção. Essa abordagem de assuntos políticos-ambientais, somada à caçada de pistas e todos os assassinatos misteriosos tornou Ossos do Clima um livro único!
Outro ponto, as personagens principais têm história, têm bagagem e isso fez com que o livro se torne mais profundo, onde o leitor é capaz de sentir à angústia, e tantos outros sentimentos que o passado das personagens carrega. Para um livro que é um meio pequeno, o autor se saiu bem aqui na construção de suas personagens.
O que eu mais gosto nos romances policiais que li, é o fato das personagens sempre serem mais humanas possível, eles cometem erros, não são perfeitos como encontramos em outros tipos de romance. E isso acaba agregando ainda mais valor para mim.


Não confio em meu arco, e não é a minha espada que me salva. (Salmos 44.6)

No desenrolar da leitura, você percebe uma grande batalha travada entre os defensores de que o Aquecimento Global é real e aqueles dizendo que o que vem acontecendo é natural, chamados de Céticos. A Cúpula Mundial do Clima envolve as grandes potências, bem como a ONU através do PNUMA, e também, os países emergentes. Posso dizer que o desfecho desse livro me pegou desprevenido, acho que pedia mais um pouco, foi tudo rápido, e acabei demorando um pouco para processar tudo que tinha acontecido e como tudo estava conectado.
Por fim, se você gosta de ler histórias com assassinatos, tramas políticas, perseguições, com boas reviravoltas "Ossos do Clima" é uma boa pedida para você!

ALÔ GALERA DE BRASÍLIA E REGIÃO! Ossos do Clima terá um evento de lançamento, dia 11/03 às 16 horas na Livraria Cultura do Casa Park Shopping Center. Quem puder, não deixe de ir, conhecer essa pessoa massa que é o André e levar pra casa um livro autografado! 
SALVE A DATA, 11 DE MARÇO ÀS 16 HORAS.


______________________________

AJUDE O BLOG A CRESCER, CLIQUE EM "SEGUIR" NO BOX AO LADO.
ACOMPANHE O SCORCH BOOKS NAS REDES SOCIAIS!
 


4 comentários:

  1. Muito obrigado, Gustavo! Você foi categórico ao tratar do livro, fiquei feliz demais com suas palavras e os elogios que teceu. Que seja longa nossa parceria!!! :0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua confiança! Que seja longa! :D

      Excluir
  2. Ooi,

    É isso, gostei bastante da sua resenha, arrasou haha'

    Beijooos!
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir